quarta-feira, 23 de maio de 2012

INGREDIENTE DA FELICIDADE



Fazei justiça ao fraco e ao órfão, procedei
retamente para com o aflito e o desamparado. Sal. 82:3.

Virgil Gheorghiu, no seu romance A Vigésima Quinta Hora, narra o drama de Iohann Moritz, um simples camponês romeno que não se preocupara com as dificuldades que os judeus da sua terra enfrentavam, até que, na guerra, o confundiram com um deles. Foi levado a um campo de concentração, apesar de seus protestos. Mais tarde, no caminhão que conduzia os judeus, alguém lhe perguntou: “Por que você está tão revoltado?” E ele respondeu: “Não tenho nada contra os judeus, mas eu não sou um de vocês.” E o judeu lhe retrucou: “Eu sei. Só que agora você é.”
Dificilmente o ser humano entenderá como se sente o fraco, o órfão, o aflito, ou o desamparado, até subir no caminhão que leva todas essas pessoas pela estrada da vida injusta que a estrutura social lhes impõe. Mas o conselho divino é: Preocupe-se com eles, se quiser ser feliz.
O verso de hoje não apresenta uma ordem, mas um ingrediente da felicidade. Não é um fardo, nem uma obrigação. Os ensinamentos bíblicos são segredos para uma vida feliz. Fazer o bem faz bem. A alegria que você proporciona, com um gesto de nobreza, deixa em você um sentimento de satisfação e paz que não poderia comprar com todo o ouro do mundo.
Eu devia ter dez ou onze anos de idade, quando achei uma nota de cinqüenta soles. Fiquei feliz, exultante, dei pulos de alegria. Era muito dinheiro. Naquele tempo dava para comprar um par de chuteiras, meu grande sonho. De repente, cruzei com outro garoto da mesma idade. Estava chorando.
– O que aconteceu – perguntei-lhe.
– Perdi uma nota de cinqüenta soles que meu pai me deu para pagar a conta da mercearia – disse.
Não pensei duas vezes. Devolvi a nota.
Foi apenas um ato de honestidade? Pode ser, mas me fez muito bem. Ao seguir meu caminho, já não tinha a euforia que senti quando achei a nota. Era outro sentimento. Uma paz que nunca antes havia sentido. Valia muito mais que um par de chuteiras.
Ao transitar pelos caminhos da vida hoje, lembre-se do conselho divino. “Fazei justiça ao fraco e ao órfão, procedei retamente com o aflito e o desamparado.” É simples e faz bem.

Alejandro Bullon

2 comentários:

Regina disse...

Lindo amiga,e so assim a gente consegue ser um pouco feliz,quando nos colocamos no lugar do outro...sabe as vezes eu me coloco no lugar de alguem e consigo sentir na pele o que aquela pessoa esta passando,choro,sofro,sorri e as vezes me pergunto:
serra que alguem ja se colocou tb na minha pele??? rsrsrsrsr
bjs grande de saudades

Faby disse...

Q mensagem maravilhosa! Realmente fazer o bem faz muito bem... é um sentimento ímpar e podemos nos sentir mais próximos de Deus. Se todos nós nos colocássemos ao menos uma vez no lugar do outro o mundo com certeza seria bem melhor. Q Deus nos abençoe e nos ajude a sempre ser um ingrediente de felicidade na vida de alguém. Bjs!